Licenciamento 2020 CE – Consulta, Tabela, Como pagar – (DETRAN CE)

O licenciamento é uma taxa que todos os proprietários de veículos do Ceará e demais estados brasileiros devem pagar anualmente. Para manter o CRLV atualizada, é necessário ficar em dia com esse tributo, caso contrário, o indivíduo não consegue fazer a renovação.

Esse procedimento é obrigatório para ficar de acordo com a legislação. Aqueles que não seguirem as regras do pagamento do licenciamento e renovação dos documentos estarão sujeitos a apreensão do veículo, multas e outros transtornos.

Licenciamento 2020 CE –  Como Consultar?

No Ceará, o licenciamento pode ser consultado através do site do DETRAN Ceará, o procedimento é simples e rápido. Confira:

  1. Acesse o site do DETRAN – http://central.detran.ce.gov.br/
  2. Clique em “Licenciamento” na lateral esquerda do site;
    Licenciamento 2020 CE - Consulta, Tabela, Como pagar - (DETRAN CE)
  3. Digite a “Placa”, o “Chassi” ou “Renavam”;
  4. Informe a sequência de imagem;
  5. Clique em ” Confirmar”.
    Licenciamento 2020 CE - Consulta, Tabela, Como pagar - (DETRAN CE)

Pronto. Todas as informações sobre o licenciamento do seu veículo serão mostrados na tela. Caso não tiver acesso a internet, basta comparecer a um posto do DETRAN ou Agência bancária conveniada com os documentos do veículo, o qual pode ser conferido pela consulta ao Renavam. 

Valores do Licenciamento 2020 CE

A Secretaria da Fazenda do estado do Ceará elaborou um calendário oficial onde descreve os meses vencimentos da taxa do licenciamento conforme o final da placa. Veja:

  • Março – 1;
  • Abril – 2;
  • Maio – 3;
  • Junho – 4;
  • Julho – 5;
  • Agosto – 6;
  • Setembro – 7;
  • Outubro – 8;
  • Novembro – 9;
  • Dezembro – O.

A taxa de licenciamento deve ser paga em cota única, ou seja, não há possibilidades de parcelamento e nem isenções como acontece com o IPVA, que é um imposto mais caro.

É preciso ficar atento anualmente para não esquecer de pagar esse tributo e renovar a documentação do veículo.

O valor do licenciamento 2020 CE para motos é fixado em R$ 127,82, para os demais veículos R$ 149,12 – segue, portanto, o mesmo padrão de taxa do DPVAT, seguro obrigatório que categoriza os veículos para conseguir uma contribuição mais igualitária entre os vários tipos de automóveis existentes.

Caso houver mudanças, os contribuintes são notificados previamente através de jornais, TV, rádio, internet e no próprio site do DETRAN Ceará. 

Como pagar o Licenciamento 2020 CE?

No geral, a taxa de licenciamento pode ser paga juntamente com a guia do IPVA, mas, se o proprietário do veículo preferir, pode esperar o mês vigente relacionado ao final da sua placa.

O importante é não deixar de efetuar o pagamento para evitar problemas de fiscalização, pois para conseguir o CRLV, aquele documento que acompanha o veículo, é obrigatório o pagamento da taxa de licenciamento. Sem ele, o seu carro se torna ilegal.

O pagamento pode ser feito pela internet, o contribuinte pode consultar os valores e imprimir a guia através do site do DETRAN, no entanto, quem não possui Internet Banking pode pagar diretamente ao seu banco, caso ele for uma das agências conveniadas.

Para aqueles que preferem pagar presencialmente, podem comparecer a uma agência dos seguintes bancos conveniados no Ceará.

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Casas lotéricas;
  • Santander;
  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Banco Popular;
  • Correios.

Comparecendo diretamente na boca do caixa, não é necessário levar a guia pagamento, somente os dados do veículo, como o RENAVAM.

Logo após o pagamento, em poucos dias o contribuinte vai receber um novo documento para acompanhar o veículo durante o ano. Para isso, é fundamental que os motoristas mantenham o cadastro atualizado no DETRAN, caso contrário, o documento poderá ser perdido.

Se acontecer do documento atualizado que comprova o pagamento do licenciamento não chegar em casa no prazo de 60 dias após a data da quitação, é necessário que o contribuinte compareça a um posto do DETRAN para verificar o ocorrido.

Dentro desse período, se o condutor for parado em BLITZ policiais, é fundamental apresentar o documento antigo do veículo juntamente com o comprovante de pagamento do licenciamento para evitar as penalidades.

Circular com o documento do veículo vencido é um grande risco, além disso, pode custar muito mais caro do que pagar a simples taxa. Somente os valores de guincho e estadia do veículo no pátio do DETRAN pode ser um grande prejuízo para o bolso.

Portanto, não perca a data anual de pagar a taxa do licenciamento 2020 CE.

Além disso, mediante a essa infração, o motorista pode perder pontos na carteira e ser passível de outras multas de trânsito. Portanto, vale a pena se programar e deixar toda a documentação em ordem.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

Licenciamento 2020 CE – Consulta, Tabela, Como pagar – (DETRAN CE)

Deixe um comentário