IPVA 2020 CE – consulta, tabela, como pagar – (DETRAN CE)

O IPVA CE é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores do Ceará, uma taxa obrigatória que deve ser paga por todo dono de automóvel do estado, com poucos casos de exceções.

A taxa tem como finalidade arrecadar verba pública: 50% vai para o estado e o restante para o município em que o veículo foi registrado. O dinheiro é aplicado na prestação de serviços à população local.

No caso do IPVA 2020 CE não é diferente. Veja, aqui, como consultar e pagar o imposto veicular, tabelas e demais informações importantes sobre essa taxa obrigatória.

O que acontece no não pagamento do IPVA 2020 CE

Ao deixar de pagar o IPVA 2020 CE, o proprietário do veículo não consegue fazer o licenciamento anual do automóvel. Se for pego dirigindo sem o CRLV atualizado (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), o motorista será multado e receberá pontos na carteira, além de correr o risco de ter o automóvel apreendido.

O melhor modo de evitar esses problemas é pagar o IPVA em dia, o que também eliminará o risco de essa dívida crescer por conta da incidência de juros e multas.

Atenção! Fique de olho nos detalhes da guia de pagamento, pois pode ser cobrado em conjunto a taxa do seguro obrigatório DPVAT junto ao IPVA. Caso queira desvincular as contas será preciso entrar em contato com o departamento de trânsito do Ceará.

Como pagar o IPVA 2020 CE

O IPVA 2020 CE pode ser pago de duas maneiras: em cota única (correspondente ao pagamento à vista com desconto de 5%) e em até 5 parcelas (sem descontos). Nos dois casos, o proprietário tem uma data máxima para efetuar o pagamento.

Desde de 2015, o DETRAN CE e Sefaz (Secretaria da Fazenda do Estado) não enviam mais cobranças do IPVA pelos Correios. Para realizar o pagamento, o dono do automóvel deve obter o boleto diretamente no site oficial de um dos órgãos.

Com a guia de recolhimento do imposto em mãos é possível quitar a taxa em postos arrecadadores credenciados, como agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Nordeste do Brasil, casas lotéricas e na rede de farmácias Pague Menos.

Quem possui cartão de crédito vinculado ao Banco do Brasil ou Bradesco tem à sua disposição mais uma opção para pagar: é só utilizá-lo para quitar o IPVA 2020 CE.

Como emitir 1ª e 2ª via de boleto

A guia de arrecadação do IPVA 2020 CE deve ser obtida diretamente no site oficial do DETRAN e Sefaz do estado. O procedimento a ser realizado é descomplicado e rápido:

  • Acesse o site oficial do DETRAN CE no link http://www.detran.ce.gov.br/;
  • No menu principal superior, clique em “Serviços”;
    Como emitir 1ª e 2ª via de boleto
  • No menu lateral, clique em “Emissão de IPVA”;
    Como emitir 1ª e 2ª via de boleto
  • Informe o chassi do veículo ou a placa e o Renavam (informação presente no CRLV);
  • Clique em “Pesquisar”.
    Como emitir 1ª e 2ª via de boleto

Uma nova janela será aberta e trará o DAE (Documento de Arrecadação do Estado). Certifique-se de desabilitar o bloqueador de pop-up de seu navegador para que seja possível acessar o boleto.

Utilize o documento para efetuar o pagamento diretamente em postos físicos autorizados ou então pelo internet banking. Neste caso, basta usar o código de barras do boleto.

Tabela IPVA 2020 CE

A tabela IPVA 2020 CE traz as datas máximas de pagamento do imposto. De modo geral, o pagamento à vista é realizado no final do mês de janeiro e o parcelado é iniciado em fevereiro até junho.

Para saber exatamente a data de pagamento do IPVA 2020 CE, acompanhe a informação diretamente no site oficial do DETRAN do estado, no endereço http://www.detran.ce.gov.br/.

Isenção IPVA 2020 CE

O IPVA sempre levanta uma dúvida: afinal, existe uma forma de conseguir a isenção do imposto. Sim, há essa possibilidade, mas somente para casos específicos como:

  • Veículo pertencente a deficientes físicos;
  • Vans, micro-ônibus, táxi e automóvel de diplomatas;
  • Veículos com potência inferior a 50 cilindradas;
  • Automóveis com mais de 15 anos.

Como consultar a situação do IPVA 2020 CE

Quer saber como está a situação do IPVA 2020 CE de seu veículo? Dá para conseguir essa informação de maneira fácil e rápida, por meio do site oficial do DETRAN do estado. Confira um passo a passo de consulta:

A página será atualizada e exibirá informações detalhadas sobre o veículo, incluindo o status do IPVA 2020 CE, do DPVAT, licenciamento, multas, entre outras.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

IPVA 2020 CE – consulta, tabela, como pagar – (DETRAN CE)

Deixe um comentário